Troca do retentor da roda traseira do Fusca 4 Furos

Sintoma:

Você olha a roda por dentro percebe óleo escorrendo, não se confundir com  fluido de freio. Freio funciona normalmente.

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Nesta situação o problema é o retentor da roda ressecado, para resolver devemos fazer sua substituição.

Ferramentas necessárias para o reparo:

  • Soquete estriado 36mm 3/4
  • Cabo de força de 500mm 3/4
  • Extensor de 4 Polegadas para soquete de ¾
  • Chave de rodas
  • Macaco
  • Cavalete
  • Chave L 14mm
  • Martelo
  • Chave de fenda

Peças necessário para o reparo:

  • Jogo de reparo do cubo da roda traseira (20,00 reais).
  • Jogo de lonas de freio traseiro medida standart (precisa trocar por estar sujo de óleo), (17,00)
  • Mão de obra em média 150,00 reais.
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Jogo de reparo do cubo de roda.

 

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Jogo é composto por duas juntas, dois anéis de vedação, um retentor, um espaçador e uma copila.

Procedimentos:

Primeiramente retire a copila da porca 36mm e peça a ajuda a uma pessoa para ela pisar no freio do carro.

Com os freios acionados suba no cabo de força e faça bastante força conforme mostra à foto, tomando como base a roda do lado do passageiro “direita” esse é o sentido que deve ser fazer uma força para que ela se solte um pouco não totalmente.

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Após conseguir soltar um pouco a porca levante o carro e apoie no cavalete para sua segurança, com o carro apoiado tire o pneu e retire a porca 36mm.

Retire o tambor do freio.

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Note a sujeira e o óleo.

O próximo passo é retirar as sapatas de freio soltando as travas. Limpe as peças com WD40 ou um desengraxante de sua preferência, ou se preferir usando um jato de água “tipo wap” e retire as sapatas de freios e suas lonas.

Solte os parafusos que prende a tampa do retentor com uma chave L ou catraca com medida de 14mm.

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Retire a tampa, as juntas e o retentor velho limpe a peça e desobstrua o respiro.

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E obedeça essa ordem de montagem:

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Retirado do livro “Conheça seu Volkswagen”

Use o soquete 36mm dando leves batidas para colocar o anel de vedação:

Monte assim, coloque graxa nas juntas e nos anéis de vedação e já coloque os mesmos.

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Coloque o espaçador.

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Monte a tampa, as sapatas com as lonas novas coloque o cubo, o tambor e a copila, faça o mesmo procedimento para o outro lado.

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Ajuste as lonas através das rosetinhas atrás do tambor de freio com uma chave de fenda e pronto só rodar.

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11 comentários sobre “Troca do retentor da roda traseira do Fusca 4 Furos

  1. boa tarde estava vendo seu trabalho , estou com um problemão o cubo da roda não sai,,como o fusca nunca foi desmontado é original ainda ano 80 não tem como chegar até o retentor, me indicaram dar um calor com maçarico ,ou emprestar u saca bem forte, qual sua opinião

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  2. Boa noite amigo primeiramente parabéns pelas ilustrações. Me tire uma dúvida o anel de borracha maior entra antes que essas juntas de papel ou depois delas?

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    1. Não faça isso, deixe eu te ajudar, primeiro use retentor da marca Sabó, segundo use apenas a arruela externa, terceiro quando você for colocar o retentor olhe para ver se o mesmo esta alinhado e se depois de tudo isso voltar a vazar é porque o rolamento da roda esta ruim danificando o retentor, espero ter ajudado.

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