Conselhos sobre a Kombi – Iniciante

Pequenos conselhos que podem ser de grande valia para alguns kombeiros ou até mesmo para aqueles que estão entrando agora no mundo das Kombis. Vamos lá:

1º       Leve em consideração a idade do projeto da Kombi que é do final dos anos 40 tendo inicializado sua produção em 1950.

2º       A Kombi não pode ser dirigida como um carro moderno ela tem suas particularidades principalmente por causa da posição de dirigir.

3º       Nos carros modernos temos uma central eletrônica onde se pluga um scanner que mostra todos os parâmetros de desgaste e manutenção do carro, na Kombi o papel da central eletrônica é desempenhado pelo motorista, sinta sua Kombi, ela deixa transparecer suas necessidades facilmente.

4º       Revise sua Kombi observando detalhes como mangueiras de combustível evitando supressas desagradáveis.

5º       Se o proprietário for meio desorganizado é interessante fazer um chek list de todos os itens importantes a serem verificados e os intervalos destas verificações.

6º       As peças de reposição para Kombi em geral são baratas, porém, se forem negligenciadas na manutenção podem gerar um problema grave e de resolução mais cara.

7º       Troque o óleo a cada 3000 Km fazendo isso você aumenta a longevidade do motor boxer.

8º       A suspensão dianteira deve ser engraxada uma vez por mês se possível e os batentes da suspensão devem estar em boas condições.

9º       A caixa de direção trabalha com óleo dentro e eventualmente este óleo vai vazando, quando a caixa trabalha sem óleo o setor deixa o volante duro e cria calos na rosca sem fim e folgas no sistema.

10º     Aprenda a curtir sua Kombi, faça você mesmo as pequenas manutenções ou esteja junto quando o mecânico for fazer, lembre-se que ela é seu hobby, companheira de trabalho ou xodó de final de semana, dedique um tempo a ela e ela te levará onde precisares e sem surpresas desagradáveis.

 

Dicas: Guaraci Dos Santos Oliveira

Revisão do texto:  Eduardo Duartte

24 comentários sobre “Conselhos sobre a Kombi – Iniciante

  1. Oi, bom dia! Muito interessante as dicas.
    Eu gostaria de saber, se esses cuidados são os mesmos com a Variant. Tenho uma 73, 1600. Quais são as dicas que vocês dariam para eu cuidar do meu carrinho?
    Muito obrigado

    Fabiano Maroca

    Curtir

    1. Basicamente sim, pois se trata de um VW a ar, porém com algumas particularidades do modelo, uma Variant já possui freio a disco então pode-se andar mais parecido com um carro moderno não exagerando nas curvas e deve-se a cada 5000 Km verificar o platinado quanto ao seu desgaste. Logo terá no blog mais alguns conselhos sobre esses assuntos. Obrigado por comentar. Eduardo Duartte

      Curtir

  2. meu nome José tenho 56 anos tirei minha primeira habilitação em 2011 meu primeiro veiculo foi uma kombi 1995 coitada sobre um bocado comigo inciante com poucas experiencia em dirigir fiquei com ela 04 anos me apaixonei vendi comprei uma 2001 é o meu xodó ela esta toda original trato ela com todo carinho que ela merece adorei as dica parabéns

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi meu esposo já teve uma Kombi se não me engano 85, foi realmente divertido enquanto esteve conosco, mas tivemos que vender por falta de espaço, na verdade ela foi trocada por um violão,( parece irônico mas um violão de excelente qualidade). Agora estamos em busca de outra, eu tive uma experiência não muito boa com uma Kombi carroceriaque meu pai teve, não sabia dirigir e acabei me atrapalhando e bati no portão de casa… Mas agora estou encorajada a me aventurar com meu esposo, vou ser iniciante, e seus conselhos irão me ajudar no futuro.
    Obrigada e parabéns pelo blog.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá, excelente dicas, eu já te acompanho em seu canal no YouTube, e agora aqui no Blog também.
    Tenho uma Kombi 99 1.6 Gasolina, a comprei faz 1 mês e embora só tenho Cnh A, já terminei o processo para obtenção da Cnh B e vou prestar exame semana que vem. Após passar no exame (tenho fé que vou) ai sim vou começar a curtir a minha Kombi. Até agora andei poucas vezes, e percebi o quanto ela tem dirigibilidade. Consigo fazer qual quer manobra com ela. Apesar disso, tem alguns problemas que estão me deixando um pouco chateado, e como moro no interior, aqui não tem mecânico e a cidade mais próxima que possuem oficinas mecânicas fica a 65km daqui aproximadamente. E como são apenas duas, o preço lá é bem salgado. Alguns preferem andar uma pouco mais (cerca de 90km) e chegar até outras cidades com mais opções. O problema que percebo na minha Kombi é o seguinte. Em baixo está com um óleo escorrido, como se estivesse vindo da parte de cima do motor. Meu amigo levou ela comigo no mecânico na cidade mais perto onde tem oficina, e lá me cobraram 280,00 só para tirar o motor do lugar e verificar se estava vazando óleo do radiador de óleo dela. Se tiver que trocar algo, acresce o valor da peça. Outra coisa é o volante que tem uma folga grande, e nem uma dessas oficinas próximas, mexem com a caixa de direção da Kombi, o mais perto é a 90km. E outra coisa é que, quando estou com ela parada (ligada), se eu tiro o pé do freio, ela cai rotação (desacelera), se eu piso de novo a rotação sobe um pouco, como se eu estivesse pressionando suavemente o acelerador. Não sei muito como solucionar esses problemas, tenho mais conhecimento um pouco com motores de motocicletas, mas carro não, muito menos Kombi, e não quero deixar a minha Kombina na mão desses mecânicos careiros. Se você tiver ideia do que poderia ser, me da uma dica. O jeito vai ser esperar minha CNH B sair, assim levo ela em uma autorizada VW. Vlw!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, primeiramente obrigado por acompanhar o blog e o canal, referindo se ao vazamento por cima, realmente pode ser o radiador de óleo, ele possui parafuso que prendem ele a carcaça do motor, sendo assim é necessário tirar o motor para confirmar o vazamento e trocar as buchas de borracha para eliminar o vazamento, isso dá para fazer em casa. Aqui no blog deixei para download o livro conheça seu VW lá ensina como trocar a bucha. Falando do problema desacelerar, o certo é fazer o seguinte: trocar as velas, cabos de velas, regular válvulas e limpar o carburador nesta sequência que te apresentei,isso também dá para fazer em casa, agora o problema da suspensão já e mais complicado, precisa revisar desde os embuchamentos, pino central, caixa de direção e amortecedores, neste caso precisa de uma oficina, espero ter ajuda. Um Abraço.

      Curtir

  5. Olá, tenho uma kombi 2014 e apreciaria poder ter um plano de manutenção com as especificações corretas de tipo de óleos lubrificantes eu deveria utilizar. No mais adoro seu blog!! Parabens!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

