De olho nos faróis – tipos de lâmpadas

O presidente em exercício Michel Temer sancionou a lei que torna obrigatório rodar em estradas com o farol baixo aceso durante o dia. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito foi publicada no Diário Oficial da União começa valer no dia 8 de julho, que é o prazo para os cidadãos se adaptarem às novas regras.

Aproveitando esse assunto é aconselhável que você verifique como anda os faróis do se VW antigo, farol aceso não quer dizer que ele está sendo eficiente, iluminar não quer dizer que o farol esta atuando corretamente.

O tipo de lente usada no seu farol é que vai determinar o tipo de lâmpada a ser usada tanto na Kombi como no Fusca vejamos:

De 1950 á 1967 no Fusca e na Kombi usaram as lentes deitadas as famosas olho de boi usando lâmpadas assimétricas de 6 Volts (cabe uma observação alguns modelos de 1959 a 1962 usaram lâmpadas “Sealed Beam”).

Já em 1967, as lâmpadas passaram ser de 12 Volts, mantendo o farol deitado “olho de boi” até 1973.

De 1973 a 1975, as lentes diminuíram de  tamanho e passaram  a ser de pé e com vidro curvo “tremendão”.

De 1974 no Fusca e 1976 na Kombi até o final da produção passaram a usar lentes verticais e plana.

Isso faz com que precisamos usar lâmpadas diferentes conforme o farol utilizado, são as ranhuras do vidro que vão determinar o tipo de lâmpada a ser usada.

farol-kombi-7613-carcaca-ferro-soquete-favero-cada-unidade-23219-MLB20244615860_022015-F

Mais do que apenas um visual essas ranhuras refletoras presentes nas lentes tem a função de direcionar corretamente o foco de luz aumentando sua eficiência e evitando ofuscar a vista do motorista que venha no sentido contrário.

Tipos de lâmpadas.

Se sua Kombi ou Fusca for abaixo de 1973 usando as famosas olho de boi deitada a lâmpada correta são as assimétricas de 6v/75w para carros 6 Volts (1950 -1967) se for 1967 até 1973 a lâmpada correta 12v/75w também assimétricas.

assi

De 1974 em diante no Fusca e de 1976 em diante na Kombi a lâmpada usada é H4.

h4

Caso você use o famoso farol tremendão esse da foto abaixo.

tremenda

Há uma grande chance de você usar esse tipo de lâmpada “Sealed Beam”

sela

Espero que com essas dicas vocês possam entender qual lâmpada usar e lembrar de verificar o estado das mesmas, pois, após 7 julho na estrada lâmpada queimada ou farol apagado mesmo de dia é multa. Melhor trocar a lâmpada sai mais barato. Até mais.

Anúncios

4 comentários sobre “De olho nos faróis – tipos de lâmpadas

    1. em 1973 saiu uma pequena porçao de fuscas com olho de boi, digamos que foi uma queima de peças intactas, dando origem a ultima serie de fuscas com esse farol, caso contrario por que jogariam fora paralamas e farois impecaveis sendo que poderiam terminar de usa-los em um projeto que ja havia tendo sucesso nos anos anteriores?

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s