Conselhos sobre o Fusca – Manutenção Preventiva

Agora que você realizou aquele velho sonho de ter um Fusca deixo algumas dicas para mantê-lo em ordem.

1º           Uma vez por semana verifique o nível do óleo do motor, se precisar complete. O tipo de óleo indicado é o SAE 20W50 com API SJ eu uso por mais de vinte anos o Havoline SAE 20W50.

2º           A cada 3.000 km troque o óleo.

3º           Aproveitando a troca de óleo verifique o estado do filtro de ar, troque se necessário, se for do tipo banhado a óleo limpe o recipiente e troque o óleo.

4º           Verifique também durante a troca de óleo o nível de óleo do câmbio se precisar complete, aproveite para ver o estado das coifas que são danadas para ressecar e vazar óleo de cambio.

5º           Uma troca sim, outra não, recomenda-se limpar a peneirinha do óleo, troque a junta da peneirinha e não passe cola.

6º           Como o carro está numa posição que facilita uma inspeção por baixo verifique os flexíveis dos freios se estão em bom estado.

7º           Continuando a verificação por baixo verifique como esta o cabo de embreagem, acelerador e freio de mão.

8º           Verifique o estado do cabo de alimentação do motor de arranque esse é um grande causador de incêndio se estiver em péssimas condições.

9º          Verifique se há algum vazamento no motor ou câmbio.

10º        Engraxe a suspenção dianteira e verifique seu estado.

Com essas dicas você evitara sustos e terá seu Fusca bem confiável.

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6 comentários sobre “Conselhos sobre o Fusca – Manutenção Preventiva

  1. Parabéns pelo texto! É um bom norte pra quem está começando com Fuscas e precisa estar atento a uma série de questões relacionadas com a manutenção, que na maioria das vezes, está há muito tempo negligenciada.
    Eu acrescentaria: verificar a tensão e o estado da correia, verificar o estado das mangueiras de combustível, verificar se não há vazamentos no carburador, lubrificar maçanetas e dobradiças, identificar se todas as luzes de sinalização estão funcionando e se o carro ainda for a platinado, limpar os contatos, verificar a medida da folga e ajustar o ponto. Também é bom apurar os ouvidos, pois um motor barulhento tb pede uma boa regulagem de válvulas.
    E tenha em mente que todo o trabalho empenhado na manutenção dos nossos xodós nos é devolvido em dobro com o prazer de sempre poder contar com eles no melhor das suas condições, em todos os momentos.

    Curtido por 1 pessoa

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