Cambio de 5 marchas?

O número de marchas de um câmbio destina-se a atender a curva de potência de um motor e relacionar desempenho (força) com economia, desta forma, alguns pensam em modificar o tradicional câmbio de 4 marchas por um de 5 marchas pensando em melhora de desempenho, mas, não é bem por ai.

Como sabemos o motor boxer é conhecido pela sua grande elasticidade, funcionando perfeitamente em um câmbio de 4 marchas, desta forma, mesmo que se aumente a cilindrada do motor você deve alongar o câmbio e não aumentar o número de marchas, evitando usar um câmbio duvidoso e que muitas vezes de confiança duvidosa.

Existem relações mais curtas como 8 X 35 utilizados nos motores 1300 e relações mais longas 8 x 31 usadas em motores 1600 ou de cilindradas maiores nos Fusca e derivados exceto a Kombi que possui uma relação diferenciada por ser um utilitário e privilegiar força ao invés de  performance.

Exemplos interessantes usando como base um aumento de cilindrada de 1300 para 1600 dupla carburação no Fusca:

Se você partir de um câmbio relação 8×35 você vai ter uma arrancada excelente pois o giro do motor subirá mais rápido, porem faltará folego no final diminuindo sua velocidade final.

Usando um câmbio de relação 8×33 você ainda mantém uma boa arrancada e um boa velocidade final, câmbio ideal para que usa o carro no dia a dia.

Usando um câmbio longo 8×31 você terá uma arrancada mais lenta, porém um velocidade final maior, ideal para quem usa o carro em viagens.

Os câmbios VW são identificados por uma referencia composta por duas letras antes do n° de fabricação, localizado na parte dianteira direita da caixa de marchas. A tabela abaixo mostra o código e a aplicação das caixas de cambio VW:

BC – Brasília 1300 Álcool (8 X 35)
BL – SP2 (8 X 31)
BP – Fusca 1300 e 1300L (8 X 35)
BS – Fusca 1500/1600 (8 X 33)
BV – Brasília, Variant, TL e Karmman-Ghia TC (8 X 33)
PC – Variant II (8 X 33 )
PD – Gol BX 1300 (8 X 33 )
PF – Kombi 1500/1600 (7 X 36 )
PM – Gol BX 1600 (8 X 31)
PT – Fusca pós 84 e Fusca Itamar (8 X 31)

gearbox010lf1

Lembre se 8×35 é a relação mais curta e a 8×31 a mais longa, relações longas não devem serem usadas em motores 1300 e 1500 pois o carro ficará “xoxo” fraco não aproveitando a curva de potência do motor.

 

 

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5 comentários sobre “Cambio de 5 marchas?

    1. 8×33 e longa demais pro 1300 0 ideal e 8×35 agora 1600 com 8×31 e a melhor em absoluto para uso em rodovias , longas viajems… levando em conta veiculos originais .Agora’ da pau no sentido figurado,e um topico longo com um grande numero de configuracoes na preparacao cambio motor.

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  1. Bom dia eu tenho uma Kombi gostaria de botar um motor AP 1.8ou2.0 e gostaria de saber qual cx que dar para botar 5 marcha ou se por a cx original com o adaptador para o motor AP ,ou se eu trocar coroa é pinhão 8/31 ficaria bom pq eu uso a minha Kombi para viagens longas gostaria de tirar essa dúvida obrigado Luiz Antônio.

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  2. o vw foi desenvolvido para ter um cambio de 3 marchas com uma overdrive (quarta marcha).
    a diferença da terceira para quarta é muito grande e é comum em motores de alta performance o encurtamento da quarta marcha e o alongamento do diferencial. agora no caso dos motores originais, não faz muito sentido mudar, pois se alongar o cambio o motor não terá força para chegar na rotação máxima , principalmente de terceira para quarta marcha. (assim que engatar a quarta marcha a tendência é cair a rotação e não aumentar)….. é bem frustante esta experiencia. agora em motores turbo, esta deficiência praticamente desaparece, pois o ganho de torque compensa.
    sempre é bom ressaltar torque é bem diferente de potencia.

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