Viscosidade do Óleo – Dicas Importantes para viajantes.

Como nossa paixão são os Volkswagen a Ar vamos considerar essas informações para esse tipo de motor e sua tecnologia simples e eficiente.

Viscosidade define-se como a resistência a escoamento, e óleos com índice de viscosidade mais altos (Ex: 30W) são mais espessos do que aqueles com números mais baixos (Ex: 10W).

O “W” atrás dos índices de viscosidades mais baixos significa que são óleos mais indicados a serem usados em países mais frios.

No presente, os grãos de viscosidade são de 0 até 50 e revelam a capacidade de fluxo de óleo numa temperatura definida. É muito importante que o óleo de viscosidade correta seja usado num motor boxer, se a viscosidade for baixa demais as peças em movimento tendem a entrar em contato direto, causando desse modo fricção alta e desgaste e a provável falha nos mancais.

Os óleos devem ser capazes de separar devidamente as peças em movimento: em primeiro lugar eles também devem ser finos o suficiente para passar entre as peças, se for espesso demais, ele não escoa para o interior das áreas críticas dos mancais, causando falha nos mancais por excesso de desgaste.

Para considerar a importância do óleo correto considere o exemplo:

Quando um Fusca 1600 está viajando a 110 Km/h o seu motor esta aproximadamente a 3000 rpm, isto quer dizer que a árvore de manivelas girará a 3000 vezes por minuto e que no mancal número 1 está girando num circuito de 55mm numa frequência de 58 vezes por segundo e que o óleo tem 1/3000 de segundo para chegar no canal do mancal, sabe o que isso quer dizer?

Que o óleo pode não ter tempo suficiente para chegar lá se sua viscosidade for errada, junte-se a isso que ano mesmo tempo os pistões estão deslizando, atrito e raspagem em todas as partes.

Com superfícies altamente polidas e as pequenas folgas existentes no motor é muito importante que o óleo lubrificante seja viscosidade correta que possa separar as peças moveis eficazmente e, ainda que seja capaz de escoar numa velocidade apropriada para a vida e eficiência máxima do motor, desta forma recomenda-se o procedimento seguinte para escolher o óleo para seu querido Volkswagen a ar.

SAE 30W              Nas estações quentes e o ano todo em países de clima quente, 20 a 40 graus.

SAE 20W              No inverno entre 10 e 20 Graus.

SAE 10W              Em temperatura média abaixo dos 10 Graus

SAE 5w                 Em países com climas árticos e temperaturas abaixo de -15 Graus

Alguns conselhos extras:

Evitar dirigir em altas velocidades por longos períodos usando óleo SAE 10W em temperaturas externa abaixo de 0 Graus, ou se for usado óleo SAE 5w quando a temperatura estiver abaixo de 5 Graus negativos.

Espero que essas dicas sejam lidas e usadas principalmente para aqueles que viajam o mundo num Volkswagen a Ar.

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